noticias692 Seja bem vindo ao nosso site CIDADEMFOCO!

Regiao

MPF investiga CCR por abandono de contrato da BR-163 em MS

Concessionária arrecadou bilhões, mas entregou menos de 20% da duplicação prometida

Publicada em 12/05/2025 às 14:47h | msnoticias.com.br  | 140 visualizações

Compartilhe nas redes sociais
VIACOM NOTICIAS

MPF investiga CCR por abandono de contrato da BR-163 em MS
 (Foto: msnoticias.com.br)


O Ministério Público Federal (MPF) instaurou inquérito civil para investigar a atuação da concessionária CCR MSVia, responsável pela administração da BR-163 em Mato Grosso do Sul desde 2014.

A investigação, formalizada por portaria da Procuradoria da República no estado, busca apurar supostas irregularidades na execução do contrato de concessão federal da rodovia, que previa a duplicação de 845 quilômetros em cinco anos — mas entregou menos de 18% desse total.

Segundo o MPF, a apuração foi motivada por relatório e representação encaminhados pela Assembleia Legislativa do Estado, por meio de comissão temporária que acompanha a situação da concessão.

O documento denuncia o não cumprimento das cláusulas contratuais e critica a proposta de repactuação que está em andamento. O novo modelo, que será leiloado no próximo dia 22 de maio, estende a concessão por mais 30 anos, reduz a meta de duplicação para apenas 203 km e ainda prevê aumento nas tarifas de pedágio.

Apesar de ter arrecadado aproximadamente R$ 3,6 bilhões em pedágios e ter captado cerca de R$ 4 bilhões em financiamentos públicos, a CCR MSVia não entregou as obras prometidas. A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) chegou a determinar a redução de mais de 50% nas tarifas como punição, mas a medida nunca foi implementada.

A situação tem gerado forte reação de parlamentares. A Assembleia Legislativa pediu a suspensão do leilão e da cobrança de pedágios até que as responsabilidades sejam apuradas. O MPF já notificou a ANTT e a própria concessionária, que têm 10 dias para prestar esclarecimentos. 




OUTRAS NOTÍCIAS






Logomarca CIDADEMFOCO
Traduzir para
Traduzir para inglês Traduzir para espanhol Traduzir para português Traduzir para francês Traduzir para alemão
Nosso Whatsapp (67) 99643-3250
Visitas: 198134 Usuários Online: 1
Copyright (c) 2025 - CIDADEMFOCO - Seja bem vindo a nossa Página