noticias273 Seja bem vindo ao nosso site CIDADEMFOCO!

Regiao

Campo Grande e Três Lagoas terão regulação unificada de leitos

Nova Central Única promete agilizar atendimentos, eliminar duplicidades e melhorar gestão

Publicada em 27/05/2025 às 12:42h | msnoticias.com.br  | 151 visualizações

Compartilhe nas redes sociais
VIACOM NOTICIAS

Campo Grande e Três Lagoas terão regulação unificada de leitos
 (Foto: msnoticias.com.br)


A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES) anunciou a criação de uma Central Única de Regulação da Urgência e Emergência para as macrorregiões de Campo Grande e Três Lagoas. A medida foi pactuada na reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), realizada na 6ª feira (23.maio.25), com representantes das secretarias municipais de saúde.

O novo modelo unificará as duas centrais de regulação atualmente existentes, com o objetivo de agilizar atendimentos, reduzir duplicidades e otimizar a alocação de leitos hospitalares do SUS. A operacionalização ficará a cargo do Complexo Regulador Estadual (Core), com exigência de atualização em tempo real do Mapa de Leitos pelas unidades envolvidas.

A superintendente de Gestão Estratégica da SES, Maria Angélica Benetasso, afirmou que a pactuação da Central Única é um marco importante na organização da nossa rede hospitalar. "Com ela, vamos garantir que o acesso aos leitos de urgência e emergência aconteça com mais equidade e agilidade, respeitando a integralidade do cuidado ao usuário do SUS”.

A unificação vai eliminar a duplicidade de processos, melhorar o tempo de resposta no atendimento de casos graves e tornar o processo regulatório mais transparente e auditável. Também está prevista a reestruturação física da central, redefinição de fluxos e da matriz de competências da equipe.

IMPLANTAÇÃO

A implementação ocorrerá em quatro etapas: diagnóstico situacional, planejamento da integração, execução das mudanças estruturais e operacionais, e monitoramento contínuo. As ações incluem a unificação das estruturas físicas, reorganização das equipes, padronização dos fluxos regulatórios e integração dos sistemas de tecnologia.

O secretário estadual de Saúde, Maurício Simões Corrêa, ressaltou os benefícios da mudança:
“Vamos sair de um modelo fragmentado para uma regulação unificada, eficiente e com foco no paciente. Isso significa resposta mais rápida para quem precisa de um leito, melhor uso dos recursos e uma gestão mais moderna e integrada”.

Entre os resultados esperados estão a redução no tempo de resposta para pacientes graves, diminuição do retrabalho nas unidades hospitalares e maior eficiência na gestão da rede hospitalar pública.




OUTRAS NOTÍCIAS






Logomarca CIDADEMFOCO
Traduzir para
Traduzir para inglês Traduzir para espanhol Traduzir para português Traduzir para francês Traduzir para alemão
Nosso Whatsapp (67) 99643-3250
Visitas: 216351 Usuários Online: 1
Copyright (c) 2025 - CIDADEMFOCO - Seja bem vindo a nossa Página