noticias283 Seja bem vindo ao nosso site CIDADEMFOCO!

Regiao

TCE-MS cobra prefeituras sobre divulgação de custos públicos em portais da transparência

TCE-MS cobra prefeituras sobre divulgação de custos públicos em portais da transparência; dados devem ser auditáveis, padronizados e comparáveis

Publicada em 30/06/2025 às 13:00h | midiamax.uol.com.br/  | 152 visualizações

Compartilhe nas redes sociais
VIACOM NOTICIAS
prefe2

TCE-MS cobra prefeituras sobre divulgação de custos públicos em portais da transparência
 (Foto: midiamax.uol.com.br/)


 (Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul) emitiu comunicado cobrando que prefeituras municipais divulguem dados detalhados sobre custos públicos em seus portais da transparência. A medida visa a garantir o cumprimento das exigências legais de publicidade orçamentária e ampliar o controle social.

O alerta se tornou público nesta sexta-feira (27), no Diário Oficial do TCE-MS, por meio do Comunicado DCE 6/2025, assinado pela Diretoria de Controle Externo. Assim, o documento reforça que as informações sobre custos públicos devem ser apresentadas de forma auditável, padronizável e passível de comparação entre os jurisdicionados.

 

A recomendação segue as diretrizes do Decreto Federal 10.540/2020, que estabelece o padrão mínimo de qualidade do Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle.

Tribunal quer ampliar transparência e auditoria cidadã

Então, segundo o comunicado, a exigência sobre custos públicos busca garantir maior efetividade da gestão pública e fortalecer os mecanismos de transparência, controle social e accountability.

Dessa forma, a medida integra o esforço institucional do TCE-MS para ampliar as ações de  Cidadã. Ou seja, permite que cidadãos e órgãos de controle tenham acesso facilitado a dados que possibilitem aferições sobre eficiência, economicidade e efetividade na aplicação dos recursos públicos.

Diretora faz exigência sobre divulgação de custos públicos

Diretora de Controle Externo em substituição, Jaqueline Martins Corrêa reforça que os dados sobre custos públicos devem ser divulgados de forma tempestiva, estruturada e em formato aberto. Assim, garantirão a rastreabilidade das informações e o alinhamento às boas práticas de governança pública.

Por fim, o TCE-MS alerta que continuará acompanhando o cumprimento da obrigação legal durante suas fiscalizações. O órgão orienta que os gestores promovam as adequações necessárias nos sistemas de informação e estrutura de dados para atender às exigências.




OUTRAS NOTÍCIAS






Logomarca CIDADEMFOCO
Traduzir para
Traduzir para inglês Traduzir para espanhol Traduzir para português Traduzir para francês Traduzir para alemão
Nosso Whatsapp (67) 99643-3250
Visitas: 265267 Usuários Online: 9
Copyright (c) 2025 - CIDADEMFOCO - Seja bem vindo a nossa Página