A primeira edição da campanha “Movido Pelo Agro – Etanol", iniciada no ano passado, já somou 91.971 litros de etanol abastecidos, evitando a emissão de mais de 90 toneladas de dióxido de carbono (CO?) em Mato Grosso do Sul. A redução nas emissões de carbono corresponde ao plantio de mais de 600 árvores adultas.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
LEIA AQUI
Essa é uma iniciativa da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul) e da Biosul (Associação dos Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul).
O objetivo é estimular o uso de etanol, um combustível que gera menos impacto ambiental, além de ser produzido no Estado. Agora, a nova edição terá validade de 1º de junho de 2025 a 1º de abril de 2026, com regras atualizadas e uma nova comissão responsável.
“Nós acreditamos que a sustentabilidade começa dentro de casa e, para a gente, essa casa é a Casa Rural. Renovar essa campanha é uma forma de mostrar, na prática, o nosso compromisso com um agro mais consciente, responsável e sustentável aqui em Mato Grosso do Sul”, destacou o presidente do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni.
Sustentabilidade – O etanol, por ser derivado de fontes renováveis como cana-de-açúcar e milho, apresenta um impacto ambiental significativamente menor em comparação aos combustíveis fósseis. Durante o cultivo, as plantas utilizadas na produção do etanol absorvem dióxido de carbono da atmosfera.
Quando o etanol é utilizado como combustível, o CO? é liberado formando um ciclo biogênico mais equilibrado já que o carbono emitido já havia sido capturado anteriormente pelas próprias plantas. Todo esse conceito está alinhado ao Plano Estadual MS Carbono Neutro até 2030.
O presidente-executivo da Biosul, Amaury Pekelman, destacou que a campanha mostra que uma simples escolha do combustível pode fortalecer a economia e o meio ambiente.
PUBLICIDADE
“Estabeleceu um diálogo direto com a sociedade sul-mato-grossense, mostrando que uma simples escolha no posto de combustível, como optar pelo etanol, valoriza um produto verde que é produzido no Estado, que reduz emissões de poluentes e fortalece a nossa economia com a geração de milhares de empregos, posicionando mais uma vez a agroindústria na vanguarda da transição energética do país”, finalizou.
De acordo com a Biosul, Mato Grosso do Sul produziu 4,2 bilhões de litros de etanol, na safra 2024/2025, sendo que 37% desse volume foi gerado a partir do milho.
Já para a próxima safra, a expectativa é alcançar 4,7 bilhões de litros, dos quais 2,07 bilhões serão de etanol de milho, consolidando o Estado como o segundo maior produtor nacional desse biocombustível....