noticias3 Seja bem vindo ao nosso site CIDADEMFOCO!

Regiao

MPF investiga CCR e cobra melhorias na sinalização da BR-163 em Dourados

O procedimento foi motivado por riscos graves de acidentes

Publicada em 28/05/2025 às 14:55h | msnoticias.com.br  | 151 visualizações

Compartilhe nas redes sociais
VIACOM NOTICIAS

MPF investiga CCR e cobra melhorias na sinalização da BR-163 em Dourados
 (Foto: msnoticias.com.br)


O Ministério Público Federal (MPF) instaurou um inquérito civil para cobrar a implementação de medidas que reforcem a segurança viária no trecho da BR-163 entre os quilômetros 135 e 136, nas proximidades de Dourados. A iniciativa é do procurador da República Caio Hideki Kusaba, responsável por assinar a portaria publicada nesta segunda-feira (27).

O procedimento foi motivado por riscos à integridade física dos motoristas que trafegam pela rodovia, em razão da presença de defensas metálicas e da ausência de uma zona livre – espaço utilizado como área de escape. O trecho em questão está sob responsabilidade da concessionária CCR MSVia, que administra a BR-163 em Mato Grosso do Sul.

Laudo pericial do próprio MPF confirmou que, embora a instalação das defensas metálicas esteja tecnicamente adequada, a falta de sinalização horizontal e vertical eficiente representa risco aos usuários. O documento destacou que, apesar do baixo número de acidentes registrados entre os km 135,54 e 135,94 nos últimos cinco anos, melhorias são necessárias para aumentar a segurança.

A CCR MSVia, em resposta ao MPF, afirmou que não realizou intervenções mais amplas devido à suspensão de investimentos não essenciais, em função do processo de relicitação da concessão. Ainda assim, a própria concessionária reconheceu a possibilidade de reforçar a sinalização vertical e alterar a horizontal para linha dupla contínua.

Diante dos fatos, o MPF decidiu recomendar formalmente à concessionária que implemente as melhorias sugeridas, principalmente em relação à sinalização da via. O inquérito civil terá duração inicial de um ano e busca assegurar que providências sejam adotadas dentro de prazos definidos.

A recomendação será encaminhada à CCR MSVia nos próximos dias, e o MPF acompanhará as medidas executadas pela empresa.




OUTRAS NOTÍCIAS






Logomarca CIDADEMFOCO
Traduzir para
Traduzir para inglês Traduzir para espanhol Traduzir para português Traduzir para francês Traduzir para alemão
Nosso Whatsapp (67) 99643-3250
Visitas: 244261 Usuários Online: 9
Copyright (c) 2025 - CIDADEMFOCO - Seja bem vindo a nossa Página