noticias293 Seja bem vindo ao nosso site CIDADEMFOCO!

Brasil

Chaves vinculadas a CPF e CNPJ irregulares serão excluídas do Pix.

Chaves vinculadas a CPF e CNPJ irregulares serão excluídas do Pix..

Publicada em 06/03/2025 às 16:30h | .campograndenews.com.br  | 161 visualizações

Compartilhe nas redes sociais
VIACOM NOTICIAS

Chaves vinculadas a CPF e CNPJ irregulares serão excluídas do Pix.
 (Foto: .campograndenews.com.br)


O Banco Central anunciou nesta quinta-feira (6) mudanças no regulamento do Pix para reforçar a segurança do sistema de pagamentos e evitar fraudes. As novas regras estabelecem que chaves Pix associadas a CPFs e CNPJs com situação irregular na Receita Federal serão excluídas. Além disso, alterações em chaves de e-mail não serão mais permitidas.

 

RESUMO

 

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

 

 

LEIA AQUI 

A medida será aplicada quatro anos após o lançamento do Pix e obriga as instituições financeiras e de pagamento participantes a garantirem que os dados dos titulares das chaves estejam em conformidade com os registros da Receita Federal. Segundo o BC, essa verificação deverá ser feita sempre que houver movimentação envolvendo uma chave Pix, como cadastro, alteração, portabilidade ou reivindicação de posse.

 

De acordo com a nova regulamentação, chaves Pix vinculadas a CPFs e CNPJs em situação irregular na Receita Federal deverão ser removidas. Os casos que levarão à exclusão incluem:

 

CPFs com status "suspenso", "cancelado", "titular falecido" ou "nulo";

CNPJs com status "suspenso", "inapto", "baixado" ou "nulo".

O objetivo da medida é dificultar a ação de golpistas que utilizam chaves Pix registradas em nomes diferentes daqueles constantes nas bases da Receita Federal.

 

 

Outra modificação importante é a proibição de alteração de informações vinculadas a chaves Pix aleatórias. A partir de agora, quem quiser modificar os dados associados a esse tipo de chave precisará excluí-la e criar uma nova.

 

Além disso, a reivindicação de posse de chaves do tipo e-mail será impedida. Isso significa que e-mails já cadastrados não poderão mais mudar de titularidade. Já as chaves do tipo celular continuarão podendo ser transferidas para um novo dono, considerando que números de telefone pré-pago podem mudar de titularidade com frequência.

 

O BC informou que monitorará periodicamente o cumprimento das novas regras por parte das instituições participantes do Pix e poderá aplicar penalidades àquelas que falharem na implementação das medidas.

 

Outra mudança anunciada pelo BC permite a devolução de valores em qualquer quantia a partir de dispositivos não cadastrados. A medida anterior, que limitava as transações nesses dispositivos a R$ 200,00, foi revisada para evitar impedimentos em casos de devolução de boa-fé por parte do recebedor.

 

O BC reforçou que as novas medidas não alteram a forma como os usuários realizam pagamentos e recebimentos via Pix. O objetivo é aprimorar a segurança do sistema e dificultar a ação de fraudadores. A instituição reiterou que a segurança é um processo contínuo e que continuará implementando medidas para garantir a confiabilidade do Pix, que se consolidou como um dos principais meios de pagamento no Brasil..




OUTRAS NOTÍCIAS






Logomarca CIDADEMFOCO
Traduzir para
Traduzir para inglês Traduzir para espanhol Traduzir para português Traduzir para francês Traduzir para alemão
Nosso Whatsapp (67) 99643-3250
Visitas: 146849 Usuários Online: 6
Copyright (c) 2025 - CIDADEMFOCO